No post anterior, expliquei como encarar o teste teórico - e como não precisávamos nos preocupar muito com ele. Passado esse teste, o pessoal do centro te dá um documento com o certificado de aprovação, e um número que te permite marcar o teste prático.
Para marcar o teste prático (driving test), basta ir para https://www.gov.uk/book-driving-test.
Preço do teste prático: £ 62.
AVISO 1: planeje com tempo!
As datas para fazer o teste são escassas, e esgotam rapidamente. Quando se vai marcar o teste, em geral só há datas para 1 ou 2 meses depois!
Assim, se tu estás marcando o teste hoje (31/01/2015), provavelmente as datas disponíveis são no início de Março.
Truque: digamos que tu estás querendo achar uma data mais próxima. O que se pode fazer é verificar frequentemente se outras pessoas com o teste marcado para datas mais próximas estão cancelando/remarcando. As datas canceladas ou remarcadas ficarão disponíveis no site.
Como achar uma data mais cedo:
- Marque o teste normalmente
- Depois de marcar o teste, volte ao site do teste e procure o link "Change the date of your practical driving or riding test"
- Tente remarcar - com sorte, encontrarás uma data mais cedo
- não precisa pagar novamente
- para ter sucesso, tente fazer isso várias vezes por dia, pois as datas aparecem e são tomadas rapidamente
Data marcada, e agora? Bueno, agora é esperar o teste. Aulas de direção não são obrigatórias no UK.
Então, aulas ou não-aulas?
Meu caso, aulas. Eu não estava dirigindo no UK - nem mesmo no primeiro ano, quando podemos usar a carteira brasileira - e nunca tinha dirigido na esquerda. Assim, decidi por aulas.
Mesmo que tu já estejas dirigindo no UK, vale a pena pegar algumas aulas, para ver como o exame funciona, qual o estilo de direção requerido, etc.
Preço de aulas: vareeeia, mas seria algo entre £ 15 - 25 por hora. Às vezes, consegue-se algumas promoções como 10h por £ 160.
AVISO 2: marque aulas com antecedência de, ao menos, 2 semanas. Os horários vagos vão rapidamente...
Ok, e que tal dirigir no UK?
Mais ou menos a mesma coisa do Brasil, mas do outro lado. Eu diria que o trânsito é um pouco mais tranquilo, anda-se um pouco mais devagar. Mas os carros tem quatro rodas, as motos duas, os volantes são redondos, as pessoas esquecem o pisca... então, mundo normal. Talvez um pouco mais sossegado (observação não válida para Londres!).
Agora vamos ao teste! TA-DA!
Sumário da minha história: passei na terceira tentativa.
Primeiro teste: final de Agosto 2014.
Logo que terminei o teste teórico, marquei o prático, e, após várias tentativas de remarcar, achei uma data, em 3 semanas. Beleza, aulas, então.
Foi um pouco difícil encontrar um instrutor disponível, mas após algumas ligações, consegui um, com preço de £ 180 por 10h. Nada mal.
Aulas foram tranquilas, em geral - eu já possuía muita experiência dirigindo, foi questão de acostumar com o lado, algumas regras, etc.
A única exceção foram as rotatórias (roundabouts, rotundas). Os ingleses sofrem de uma condição psicológica conhecida como Rotatofilia, que é a obsessão por rotatórias. Elas estão em toda parte. Diz-se que a cidade de Milton Keynes (onde já vivi) possui mais rotatórias do que os EUA inteiro.
Aqui as rotatórias podem possuir entre 1 e 4 pistas, semáforos, faixa de pedestres, cruzamento de pássaros, vacas, trens, pessoas, etc. etc. etc.
O caso mais extremo de rotatofilia foi observado em Swindon, onde um engenheiro de tráfego desenhou a obra de arte abaixo - conhecida como a Swindon´s Magic Roundabout. É uma rotatória central com outras 5 menores, que se intersectam.
Famílias foram separadas por essa rotatória - muitas pessoas entram e nunca mais são vistas. Mr Frank Blackmore, responsável pelo design, aparentemente foi o primeiro engenheiro de tráfico a ser enviado ao inferno sem direito de apelação.
Mas, com um pouco de treino, até as rotatórias são encaráveis.
Então, após 10h de aulas, exultante de confiança, foi fazer o tal do teste.
O teste aqui dura 40-45 minutos, e é bem mais real do que o que fiz no Brasil. Tu diriges o carro pela cidade, com trânsito normal, faz algumas manobras (estacionamento paralelo na rua, contornar uma esquina de ré, etc.), eventualmente pode pegar uma auto-estrada por um curto período.
Existem faltas menores, faltas graves e faltas perigosas. Podes ter várias menores, mas nenhuma grave ou perigosa.
No meu teste, tudo andava perfeito, até que... a polícia fez das suas!
Estava eu entrando num cruzamento com semáforo, luz verde, convertendo à esquerda. Tudo beleza. Aí, começo a escutar uma sirene de polícia, olho, olho e nada de ver o carro. Eis que me corta a frente o maldito carro de polícia, vindo a mais de 80 km/h em uma rua lateral, e eu freio bruscamente... 0.00001 segundos depois do examinador freiar (como no Brasil, os carros de auto-escola tem pedal de freio no lado do passageiro também).
Instant fail, sem espaço para argumentos. A propósito: no UK, os examinadores são robôs. Mas com certeza - os caras são frios como uma lagartixa, nada de papo furado. Durante o teste, o silêncio no carro era tanto que dava pra ouvir o barulho das unhas crescendo.
Segundo teste: meados de Novembro 2014.
Desta vez, fiz somente 3h de aula antes e... Fail.
Numa rotatória, fiz uma troca de pista em um lugar errado, cortando o caminho de outro carro. Instant fail. Aqui, culpa minha total.
Terceiro teste: 28 de Janeiro de 2015
Depois de passar quase 3 meses sem dirigir, decido que faria várias aulas. 10h, durante as 2 semanas antes do teste. Nas aulas, tudo certo, até as rotatórias.
Dia do teste. Frio, nublado, nevoso, mas preparado. 13:30, o instrutor vem à minha casa para irmos ao centro de testes. O teste estava marcado para as 14:42. Ao botar o pé para fora, flocos de neve começam a cair. No problems, só um pouco de neve está ok.
No caminho para o teste, neve. E mais neve. Algumas ruas mais desertas ficam cobertas, 1-1.5 cm de neve.
E ocorre que, nessas condições, o teste é cancelado e remarcado para sabe-se lá quando.
Eu já estava nervoso com o teste emsi, mas a possibilidade de ter o teste cancelado era de matar.
Por sorte, uma pancada de chuva ajudou a limpar a neve um pouco e, no início do teste as ruas estavam ok. Durante o teste, tive um período com chuva, outro com neve, e depois seco.
Apesar do nervosismo e da neve, o teste foi praticamente perfeito (cometi 1 falta menor) e tudo ok. Quando o examinador falou "congra..." eu já estava apertando a mão dele!
Moral da história:
- Tirar a carteira no UK é um saco, em especial se você já dirigia antes
- Custo pode variar de uns £ 200 (testes + poucas aulas) até £ 800-1000 (repetir teste, várias aulas). No meu caso, gastei aproximadamente £ 250 com os testes, mais £ 400 em aulas
- O teste não tem muitos mistérios, é mais controle dos nervos do que técnica
Fim desse capítulo, long live to the bloody UK Driver License!
Boa tarde Bayard!
ResponderExcluirVenho acompanhando seu blog desde quando comecei a pesquisar para fazer meu doutorado pleno no exterior.
Você tem ajudado bastante com sua experiência!
Gostaria de tirar algumas com você se possível.
Obrigado!
Abraços