Like it

domingo, 28 de abril de 2013

Ciência sem Fronteira - Roteiro para Doutorado Pleno - Resumo

Bueno, pessoal: como já sabem, fiz uma sequência de posts para explicar como obtive minha bolsa de doutorado pleno através do programa Ciência sem Fronteira.

Como a coisa ficou extensa e resolvi passar pra vocês aqui um resumo sobre o processo. Tem um pouco de humor também, mas espero que vocês se animem com a ideia. Aí vocês podem começar por aqui e, precisando detalhes, dão uma olhada nos outros posts.

Receita para doutorado pleno no UK através do programa Ciência sem Fronteiras (CsF)

  • Tempo de preparo: 4 a 8 meses
  • Rendimento: 1 porção

Ingredientes (pode variar um pouco, mas a base é isso):

  • 1 pessoa com mestrado ou graduação completos
    • com pele, ossos e tudo mais. Se tiver com cara de peixe morto, desmotivado, não dá, nem tenta...
  • 1 ideia de um projeto de doutorado
    • uma versão em português e uma em inglês resumida
  • 1 professor em uma universidade no Reino Unido
  • 1 certificado de proficiência TOEFL, IELTS ou Cambridge com uma pontuação boa ( 75% ou mais no geral)
    • Se não tiver 75%, dá pra fazer, mas demora um pouco mais pra cozinhar
  • 1 diploma de mestrado ou graduação traduzidos para inglês
    • não precisa ser tradução juramentada
  • 1 passaporte (dentro do prazo de validade!)
  • 1 currículo Lattes atualizado
  • 1 CV atualizado (não é a mesma coisa que o Lattes)
  • 2 cartas de recomendação

Modo de preparo

  1. Pegue a ideia de doutorado, separe as palavras chaves (em inglês) e jogue-as no Google. Pesquise por uns 30 - 60 minutos, colocando "UK" entre as palavras da pesquisa.
    • Aqui você deve encontrar algumas universidades que trabalham no assunto - explore os sites das universidades até achar alguma coisa interessante. Pegue o contato do professor responsável pela pesquisa.
  2. Contate o professor que você encontrou na etapa anterior com um e-mail simples. Deixe de molho por três dias ou até vir a resposta.
    • Não exagere no texto, senão o contato pode ficar azedo. Três a cinco linhas é bom. 10 linhas ninguém lê. Não enrole.
    • Se não vir resposta depois de três dias, mande um novo e-mail. Se não responder, a resposta não for boa ou azedar o contato, volte para a primeira etapa e refaça a pesquisa.
    • Adicione o seu CV, se precisar.
  3. Após obter uma resposta boa, escreva um projeto (em português) baseado na sua ideia de doutorado e que tenha a ver com a pesquisa do seu futuro amor, ops, orientador.
    • Converse com seu futuro orientador sobre a ideia, obviamente.
  4. Envie o projeto para o programa Ciência sem Fronteiras, adicione seu CV, seu Lattes e seu diploma. Mexa bem. Deixe de molho (até enviarem um e-mail dizendo que foi aceito!).
  5. Enquanto o projeto está de molho no CNPq/CAPES, você entra em contato com a universidade onde você vai fazer doutorado e pede mais informações sobre o processo de admissão para PhD. Comece a preparar a papelada assim que você enviar o projeto pro CsF.
  6. Quando o projeto no CsF ficar pronto ("aprovado"), adicione seu certificado de proficiência e deixe de molho de novo (até vir o primeiro pagamento, com passagem, etc).
  7. Complete a papelada para obter o aceite da universidade.
    • Adicione o diploma traduzido, o certificado de proficiência, as cartas de referências e seu CV
  8. Quando o projeto do CsF estiver no ponto (ou seja, você obtiver sua carta de funding), pegue a carta de funding e envie para sua universidade.
  9. Verifique se precisa mais algum documento para universidade e aguarde seu Confirmation of Acceptance of Studies (CAS).
  10. Aplique para o visto através do UK Border Agency, enviando o CAS e informações complementares.
    • Para fazer o visto, tem que ir pro Rio, Sampa ou Brasília.
  11. Quando receber o passaporte de volta, faça as malas e compre a passagem.
  12. Vá ao aeroporto e bom apetite!
Palhaçadas à parte, o processo é mais ou menos esse aí!

Agora, os links mais úteis da história!

  • http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf - Óbvio, o link do programa. Leia com atenção. Explore. Eu não prestei muita atenção e quase sifu.
    • Em especial, http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/doutorado-pleno1 - aqui é que tem as informações mais importantes!
    • ATENÇÃO! Mudança importante (Abril de 2013)
      • As inscrições para a Pós-Graduação, no âmbito do Programa Ciências sem Fronteiras, estão disponíveis em fluxo contínuo. Devem ser realizadas com antecedência mínima de três meses para o início das atividades no exterior, tendo em vista os prazos para obtenção de Visto e demais providências, de responsabilidade do candidato.
      • Ou seja, não há mais as três chamadas anuais - agora dá pra pedir a qualquer momento. Só lembre de acertar com a sua Universidade no UK!
  • http://www.universitiesuk.ac.uk - Muitas informações sobre as universidades no UK.
  • http://sciencewithoutborders.international.ac.uk/ - Site do CsF no UK.
    • Se necessário, você pode contatar pessoas do CsF no UK que podem te ajudar!

Mais detalhes nos roteiro completo!

Correções, sugestões, espinafradas e outras manifestações? Manda bala nos comentários!

Podem me enviar feedback de como ficou a receita!

Abraço!

117 comentários:

  1. Olá! Fico muito feliz por ter pessoas que queiram compartilhar este tipo de experiência. Estou terminando minha graduação e pretendo fazer Doutorato direto no Reino Unido. Você mencionou que pode ser feito sem mestrado, você conhece alguém que tenha passado pelo processo nesta situação? Como foi sua experiência para ser aceito pelo orientador? E o processo de seleção da universidade é muito difícil?

    Muito obrigada pela atenção,
    Sucesso!

    Emmanuelle Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emmanuelle!

      Pessoalmente, não conheço ninguém que tenha feito direto da graduação, mas não há nenhum impedimento no regulamento.
      Conheço uma menina que vai aplicar somente tendo a graduação - quando tiver notícias disso, postarei.

      O processo de encontrar o orintador foi muito tranquilo - o importante é achar um professor que esteja disponível para orientar. No meu caso, trocamos vários e-mails e combinamos tudo, sem stress.

      No caso da minha universidade, a minha candidatura ao doutorado foi sem stress. Mais burocracias do que coisas difíceis. Não há um processo de seleção (com exames, por exemplo) na minha Uni. É tudo feito através de CV, históricos, referências e entrevista.

      Abraço!

      Excluir
  2. Parabens, isso retrata bem o que significa ser brasileiro...nao desiste nunca.

    ResponderExcluir
  3. Olá Bayard,

    Moro no Reino Unido, mas por outros motivos. Vim com a intenção até de fazer um mestrado/doutorado que, no momento, ainda não aconteceu. Mas foi muito bom ler estas dicas (e sim, muito bacana de você compartilhar!) Quem sabe um dia eu me motivo a dar continuidade à minha pesquisa de mestrado?

    ResponderExcluir
  4. Olá, muito legal o post.
    Gostaria de saber se essa "receita" se aplica a graduação sanduíche, pois recebi informações que o Ciência sem Fronteiras lhe manda para onde bem entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se aplica - o processo de graduação é bem diferente.
      Mas tampouco é verdade que o CsF manda pra onde bem entender - existem limitações, mas a escolha é do candidato. O que ocorre é que a maior parte dos candidatos da graduação escolhe Portugal (por não saber outra língua) e o CsF fechou as candidaturas para esse país.

      Sugiro que tu entres nesse blog, pois a Rayra está fazendo um roteiro para o pessoal da Graduação

      http://rayrasemfronteiras.blogspot.co.uk/

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Ok, muito obrigado, acho que por ter TOEFL facilita minha vida.

      Abraço!

      Excluir
  5. Oi

    A minha inscrição para doutorado pleno foi homologada para a Escócia. Estou um pouco preocupada com a parte do edital que fala que quando retornar ao Brasil tenho que continuar realizando atividades ligadas aos estudos realizados se não tem q devolver todo o dinheiro. Não sei de nenhum grupo no Brasil que trabalha com o que vou trabalhar e quando voltar pretendo passar em alguma universidade para ser professora. Isso de controlar muito a vida dos ex estudantes é a parte fraca. Qual a sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Também estou aplicando para a Escócia e acabei de enviar a application pra universidade e também a aplicação pro CsF.

      Achei que era o único que havia achado muito estranho essa restrição de ter de vir ao Brasil 30 dias após a defesa e trabalhar na área. Afinal, o governo não vai me garantir um emprego quando eu voltar, então essa restrição fica bem esquisita.

      Eu concordo que temos de trabalhar para o governo após o doutorado, pois é ele que está pagando a bolsa, mas a regra tinha que ter sido melhor pensada.


      Abraços,

      Excluir
  6. Oi Pauline!
    Bem, eu acho que todos nós, bolsistas de doc pleno, nos preocupamos com isso.

    Embora acho que é uma exigência muito forte, essa é uma forma de tentar ter um retorno do investimento do governo nos nossos doutorados - que, convenhamos, não é pouca coisa...

    Acredito que não será uma exigência que será posta em prática facilmente, pois não tem como prever o nosso futuro profissional.

    A minha estratégia é, desde que cheguei aqui no UK, faço contatos com o Brasil, buscando possíveis parcerias e grupos para cooperar. Pela resposta que obtive até agora, acho que vai dar tudo certo e quando voltar terei excelentes oportunidades.

    Claro, depende de área de pesquisa.
    Qual a sua área?

    ResponderExcluir
  7. Bayard,

    estou quase submetendo meu projeto para o CsF, porém me falaram que vai ser um pouco difícil de se obter a bolsa pelo meu currículo. Tenho 2 trabalhos publicados e 2 capítulos de livros.
    Voce acha que vai ser possível?
    Ja fui aceita pela Universidade de fora, então tudo depende dos revisores.
    Ha sim, minha área será Ciências do Mar
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Oi Mariana!

    De boa, acho que teu curriculo eh ok - eu tinha soh artigos de congressos. Tenha feh!

    Aquestao, na minha opiniao, eh um bom enquadramento nas areas prioritarias!

    Abraco e boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Olá Bayard! Parabéns pelo blog! Além de ser muito útil, foi escrito de uma forma bem divertida de ler.
    Após envio de documentos e entrevista com meu orientador, fui aceito por uma universidade no Reino Unido e agora pretendo me inscrever para o CsF. Porém, as minhas dúvidas em relação à inscrição no programa são inúmeras. Algumas delas são:
    - Devo especificar no meu projeto em que área temática ele se enquadra ou essa análise de enquadramento será feito pela Capes?
    - Em média, leva qto tempo para eu ter uma resposta definitiva?
    - Ao traduzir meu projeto, eu o fiz de forma bastante sucinta (apresentei em apenas 3 páginas a introdução, justificativa, objetivos e metodologia). Vc acha que isso pode influenciar significativamente para eu conseguir a bolsa?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Oi João!

    Em relação ao enquadramento:
    minha sugestão é que no texto de justificativa do projeto, tu coloques explcitamente algo como "o projeto se enquadra na área prioritária ..." - acredito que isso facilita a análise por parte do CNPq.

    Prazo:
    No meu caso, enviei o projeto dia 28/06/12 e a resposta saiu dia 04/09 - aproximadamente 2 meses. Mas não posso garantir, não sei como está agora...

    Sobre o projeto:
    O meu projeto para a universidade era bem sucinto, mas acredito que para o CNPq deve ser um pouco (não muito) mais detalhado.

    Sugiro que tu dê uma olhada no link http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/doutorado-pleno1

    Eu acredito que é melhor seguir à risca a orientação do CsF. Meu projeto tinha 9 páginas.

    Tem uma seção específica sobre a estrutura do projeto:

    6. Plano de estudos, em português, com no máximo 15 páginas, deve estar na fonte Arial, tamanho 11, espaço entre linhas 1,5 e conter, obrigatoriamente, os itens abaixo:

    · título;

    · introdução e justificativa;

    · objetivos, com definição e delimitação clara do objeto de estudo;

    · metodologia a ser empregada;

    · bibliografia de referência;

    · justificativa para indicação da(s) instituição(ões) de destino no exterior; e

    · cronograma do plano de atividades, incluindo a previsão de pesquisa de campo e a infraestrutura experimental ou laboratorial específica, quando couber.

    Qualquer coisa que precisar, pode avisar!

    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Estou desesperada! Não atingi a nota exigida pela universidade mas passei na nota de corte. De acordo com as propagandas e o que a mídia apresenta recentemente, eu deveria receber uma bolsa do governo para estudar ingles por 6 semanas( que é o que a Universidade exige caso não alcance a nota)antes de começar de fato o Doutorado. Mas niguém me responde, ninguém sabe me informar nada, não sei como proceder. Se alguém souber, por favor, me ajude, estou desesperada pois o curso de inglês que é oferecido pela universidade começa dia 24 de julho de 2013, ou seja, um mês! não providenciei o visto e a University de lá está me esperando!Ninguém do CsF sabe me responder, me passam de um lado para o outro me fazendo perder tempo e sem resolver minha situação! Minha família está dependendo de mim, se eu não tiver esse auxilio, não sei o que farei! Se alguém souber como me ajudar, me manda um email para anaunisinos@gmail.com.
    Obrigada, Ana.

    ResponderExcluir
  12. Oi Bayard! Muito joia a maneira como tu compartilhaste com a gente! Estou no doutorado e quero muito fazer sanduíche! Vou tentar ir pela Capes para não enfrentar o Toffel hehe e estou bem angustiada pois estou tentando fazer contato com a possível orientadora no Canadá! Queria ver contigo se tu pode me informar algo sobre a possibilidade de ir antes, e estudar um mês, dois meses lá antes de ingressar na Universidade. Isso tem como para um programa com nota cinco? ou é somente para aqueles que tem nota maior de seis. Se tiver alguma notícia sobre isso, ficaria muito feliz e agradecida em compartilhar comigo, pois o que mais me barra é o inglês mesmo!

    Muito obrigada, abraços Cristiane!!! (Cristiane Trivisiol da Silva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiana, desculpe a demora na resposta.
      Aqui no UK algumas universidades oferecem curso de língua antes de iniciar o doutorado para quem nçao obteve a nota mínima em TOEFL ou IELTS.

      Não sei como ocorre no Canada, infelizmente.
      Sei que o CsF oferece um curso de língua, mas acho que é só para o doutorado pleno...

      Desculpe não poder ajudar mais. Boa sorte!

      Excluir
  13. Agora fiquei com varias duvidas:
    - pode se inscrever pelo ciências sem fronteira antes de ter a carta de aceite da universidade em mãos???pois eu so estou esperando isso, estou fazendo todo o processo...

    -mesmo a universidade não pedindo o teste de inglês, é obrigatório fazer pelo cenc.s.frn?

    -eu não tenho mestrado e quero direto p doutorado pleno, são so 6 meses p pesquisa de campo???acho muito pouco....se prorrogar perde a bolsa??

    ilplease-mande email p mim respondendo.....laridonatoni@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Bayard! Adorei saber todas essas informações! Obrigada por estar ajudando todo mundo, tirando nossas dúvidas!
    Eu tenho uma pergunta, estou terminando o mestrado e já vou começar a preparar a papelada para o doutorado pleno em UK! Já tenho orientador e projeto, na verdade eles entraram em contato com minha orientadora de mestrado para fazer o projeto. Eu tenho que já ter a aprovação pela CAPES para depois eu ir atrás do visto?? Pq só a CAPES demora uns 3 meses e o visto pode demorar tbm né?
    Outra pergunta, se eu conseguir eu posso voltar para o Brasil? Não para a pesquisa de campo. É pq meu casamento está marcado pra Abril.... e o meu orientador de UK quer que eu vá o mais rápido possível...rs Vc sabe se isso é possível?? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo ok?

      Q: Eu tenho que já ter a aprovação pela CAPES para depois eu ir atrás do visto?? Pq só a CAPES demora uns 3 meses e o visto pode demorar tbm né?

      R: Sim, para o visto, você já deve ter a aprovação da bolsa! Mas o visto não demora muito não, pois o principal critério é o financeiro. Tendo a compravação da bolsa, vai tudo tranquilo. O meu demorou 3 dias para aprovar, 5 dias para chegar :)

      Q: se eu conseguir eu posso voltar para o Brasil? Não para a pesquisa de campo. É pq meu casamento está marcado pra Abril.... e o meu orientador de UK quer que eu vá o mais rápido possível...rs Vc sabe se isso é possível??

      R: Primeiro, parabéns e felicidades!
      Embora exista alguma divergência nesse tema (de visitar o Brasil durante o doc), acredito que é mais uma questão de combinar com o seu orientador do que qualquer outra coisa.
      Eu estive no Brasil durante 20 dias, um misto de lazer e trabalho, e tudo ok.
      Acho que é conversar com o teu orientador, pois no final das contas a tua universidade no exterior que irá analisar teu desempenho.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Opa, Beleza amigo!? Gostei do blog aih. Parabens pela iniciativa.

      Deixa eu te fazer umas perguntas já que o meu processo tah aos trancos e barrancos. KKKK
      Espero q vc me tranquilize.

      1) A Ana colocou uma questão interessante que eu espero que não seja verdade. A CAPES costuma demorar mesmo uns 3 meses pra aprovar a bolsa? Mesmo com toda a documentação completa?

      2) Eu entreguei a Carta de Aceite meio em cima da hora... faz um mês agora. Vc acha que existe algum jeito de solicitar uma urgência da CAPES, ou eh melhor eu já pensar na entrada pro ano que vem. Falo isso por que o meu semestre letivo em Londres já começaria em Outubro.

      Se vc puder me dar uma luz nessas questões eu agradeço muito. Espero que a gente se esbarre eventualmente.

      Grande abraço!

      Excluir
    3. Ola Daniel!

      1) "Vareia". Meu caso: enviei o projeto dia 28/06/12 - recebi o aceite 04/09/12 = 2 meses, mais ou menos.

      Mas quando tu acessa o portal Carlos Chagas, qual o status?

      2) Solicitar urgencia?
      Creio que nao - assim que tu tiver o aceite da Capes, as coisas andam rapido.
      Meu caso: cmo nao tinha disciplinas, pedi para atrasar 1 mes o inicio do meu doc - a Universidade topou e fizemos uma correcao na carta de aceita.
      Sugiro contatar a uni e ver se dah pra fazer isso - explicando os mtivos, etc.

      Good luck!

      Excluir
    4. Opa, valeu mesmo pela resposta, Bayard.

      1) Poisé cara. No caso, quando eu rastreio no portal do Ciencia sem Fronteiras eles me voltam essa mensagem aqui: Situação: Processo aguardando parecer da CAPES. Aguarde comunicação da CAPES.

      2)Depois desse dia que eu te mandei a mensagem eu entrei em contato com minha futura orientadora e ela me falou mesmo da possibilidade de atrasar ou pegar a entrada de Janeiro. Pra mim o maior problema vai ser com a moradia mesmo que me arrumou uma vaga em um apartamento soh que queriam que eu chegasse dia 20 desse mês. Aih vai ficar bem difícil.

      Anyway, obrigado mesmo pelas informações. Abraço!

      Excluir
    5. Mestre Bayard,

      Mudou a mensagem aqui: Situação: Processo aprovado. Envie a documentação complementar para o processo. Aguarde comunicação.

      Agora n deve demorar muito não neh!? Serah!?

      Excluir
  15. Querido amigo Bayard!! Estou simplesmente AMANDO seu blog eu o encontrei no momento em que mais precisava, suas dicas são incríveis e farei bom uso delas.

    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, Érica! Espero que ajude.
      Se tiver qualquer dúvida, não hesite em mandar.
      Abraço

      Excluir
  16. Adorei suas dicas. Ainda nao li toda mas ja sei que será bem util para meus projetos futuros, pois estou fazendo a graduacao sanduiche no canada e penso seriamente em assim que concluir meu curso em Dezembro de 2014 e estiver com o diploma em maos, aplicar para o doutorado pleno em UK. Meu lattes ainda nao eh tao forte mas terei o ano de 2014 inteiro e restante deste ano para fortalece-lo. Espero que o fato de eu ainda nao ter nenhuma pós nao seja um obstáculo. Vou seguir minuciosamente seu passo-a-passo e qualquer coisa venho aqui.

    Grata pela receita,

    Maria Clara

    ps: se vc conhecer alguem da area de Computacao que conseguiu doutorado em UK, ficarei feliz em ter o contato.

    ResponderExcluir
  17. Olá Bayard,
    Maravilhoso encontrar seu blog! Estou pensando em me inscrever para o doutorado pleno, mas tenho milhões de dúvidas. Esse contato com o orientador é feito em inglês? Eu já tenho que ter meu projeto para a tese pronto, ou posso conversar com o orientador para ter essa ajuda?
    Não tenho mestrado, estaria indo direto da gradução para o doutorado, estou um pouco aflita.

    Obrigada e desculpe se você já falou isso no blog, ainda não li por inteiro,

    Raissa Iane

    ResponderExcluir
  18. Grande Bayard,
    Meu processo já esta chegando na reta final, tenho a carta de aceitação da universidade UK e já se vão uns 70 dias da submissão do projeto ao Csf, acredito que em mais uns 15 dias tenha o ok da Capes pra fazer as malas.

    Voce sabe como funciona o Academic Technology Transfer Scheme (ATAS) ? Minha universidade pediu para eu submeter o projeto ao ATAS. Voce tambem fez isso ?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Raphael!

      Sim, tive que fazer o ATAS, mas nao tem muito stress.

      Eh mais papelada msm. Voce vai ter que preencher uns formularios, tudo online, e apontar duas referencias academicas.

      Voce soh precisa submeter um resumo breve (um abstract) do seu projeto. Nao eh o completo.

      O meu demorou 21 dias, contando do momento que enviei o formulario do ATAS.

      Boa sorte!
      abraco

      Excluir
  19. Bayard, obrigada pelas dicas, seu blog está mto bom!
    Só fiquei com uma dúvida:
    De acordo com o site do CsF, para entrar com com o pedido da bolsa precisamos primeiro do aceite da universidade. Não entendi pq pra vc a ordem foi inversa.
    No momento estou em contato com 3 universidades e estou justamente esperando a carta de aceite...
    Em todas elas o tema é o mesmo, mas o foco é um pouco diferente, então pra cada uma eu terei um projeto diferente. Eu sei q eu posso indicar até 2 universidades, mas há espaço para 2 projetos?
    Desde já, mto obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Ola!
    Vamos as duvidas:

    Ressalva: o que estou dizendo abaixo soh eh valido para doutorado pleno. Para as outras bolsas, nao posso te dizer.

    "De acordo com o site do CsF, para entrar com com o pedido da bolsa precisamos primeiro do aceite da universidade. "

    Nao necessariamente - veja o texto do site: (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/doutorado-pleno1)

    " Correspondência trocada com o(s) possível(eis) orientador(es) de instituição(s) no exterior, devidamente identificado(s), manifestando interesse no plano de estudos para o doutorado, informando a área de conhecimento e mês/ ano de início e fim para o desenvolvimento das atividades; ou Carta de Aceite ou Carta do Parceiro no Exterior."

    Em geral, as universidades so te darao a carta de aceite depois que tu tiver a bolsa - ou te darao uma carta condicionada a comprovacao de que tu tem meios de financiar teus estudos.

    Portantoa, nao eh obrigatorio ter a carta - eh, sim, obrigatorio tu dar uma indicacao de que jah tem um orientador pre-disposto a te aceitar e um foco definido.

    "Eu sei q eu posso indicar até 2 universidades, mas há espaço para 2 projetos?"

    Soh podes enviar um projeto para doutorado pleno.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  21. Oi Bayard! Tudo bem? Estou terminando meu processo para ir fazer o doutorado pleno no UK e essa semana me bateu uma dúvida sobre o visto. Primeiro: eu preciso do certificado oficial do TOEFL, aquele que eu tenho que pagar pra me mandarem pro visto? Segundo: é difícil conseguir agendar pra entregar os documentos do visto? Eu já deveria correr atrás disso agora mesmo sem a resposta definitiva do CsF? Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Oi Tais, tudo certo?
    " eu preciso do certificado oficial do TOEFL, aquele que eu tenho que pagar pra me mandarem pro visto? "
    Nao. Eu encaminhei meus papeis sem o certificado oficial (ele chegou depois do visto) - de fato, quem avalia se a sua comprovacao de proficiencia eh a universidade. Se te dao o aceite soh com o print screen do site, nao precisa do comprovante. De qualquer forma, se tens tempo, sugiro pedir o certificado oficial.

    " é difícil conseguir agendar pra entregar os documentos do visto? Eu já deveria correr atrás disso agora mesmo sem a resposta definitiva do CsF?"
    Eh facil marcar a entrega de documentos (bastante datas) e o visto sai rapido, entao nao tem stress. Soh se preocupe com isso quando tiver a comprovacao (incluindo a carta do CsF em ingles descrevendo tua bolsa).

    Um abraco e boa sorte!

    ResponderExcluir
  23. Olá
    Estou tentando o doutorado pleno na França. Gostaria de saber se alguém sabe sobre a validação do diploma na volta.
    Muito legal sua proposta e disposição em ajudar os demais. Parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Ola Aline!

    Nao tenho nenhuma informacao sobre a revalidacao do diploma, infelizmente.
    Se souber algo, posta ai :)

    Abraco!

    ResponderExcluir
  25. Ola Bayard Morales,


    Estou me candidatando para Doutorado na area do Petroleo, gas e carvao. Minha dificuldade esta no plano de estudo. Encontrar Bibliografias. Tambem acho 15 paginas muito. Voce tem algumas dicas na gestao financeira, por favor?

    Tambem esta dificil um orientador. Fiz MBA gestao Empresarial,meu ultimo curso. Solicitei junto a Universidade este orientador e nao obtive resposta, ja fzaemmais de 1 mes. Sempre tive excelentes notas e achei que nao seria dificil, mas...

    Conto com sua ajuda, se possivel.

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Erno.

      Para essa area, existem muitas oportunidades e encontrar um bom projeto nao deve ser problema.

      A questao eh: Qual o projeto que voce deseja fazer no seu doutorado? Voce jah tem uma ideia?
      Deve ser algo ligado com o grupo de pesquisa que voce deseja integrar.

      Sugiro que voce faca uma pesquisa nos sites que indiquei num post anterior:
      http://blogdobayard.blogspot.co.uk/2013/07/como-encontrar-um-projeto-de-pesquisa.html

      A partir do tema de pesquisa, ficarah mais facil de saber onde encontrar as referencias.
      Ou voce jah sabe quais artigos necessita, mas nao tem acesso?

      Sobre o orientador: procure um tema que te interessa e veja quem trabalha com isso.
      Nao aposte todas as fichas em um unico contato, pois podes ficar na mao.

      Sobre a gestao financeira: eh o mais facil, pois eh padrao para todas as bolsas. A unica coisa adicional eh se tiver algum custo de experimentos.

      Boa sorte e fique a vontade para quaisquer duvidas!

      Excluir
  26. Olá.. Muito bons os seus posts. Eu tô no meio do processo. Já tenho o aceite condicional, já fiz o TOEFL e estou para submeter o projeto ao CsF. Enfim, minha dúvida é: no TOEFL tirei 96 (A University of Reading, pra onde fiz minha application pede 88). Problema é que tirei 20 no Listening (fiquei muuuuito nervoso e talz) e a universidade exige pelo menos 21 nessa seção. Você acha que isso vai me impedir de receber meu aceite definitivo, mesmo eu tendo tirado notas altas nas outras habilidades? (Um 28 no Writing, 26 no Reading.. por exemplo?)

    ResponderExcluir
  27. Oi Micael! Tentei te responder mas aparentemente meu post não foi... Então, acho que nisso eu posso te ajudar. Aconteceu algo parecido comigo, eu tirei uma nota total maior do que eles pediam só que um ponto a menos em uma das seções. Eu fiquei um pouco desesperada, mas aí me falaram que as universidades, pelo menos na Inglaterra, são meio flexíveis quanto aos english requirements. Daí o que eu fiz foi: mandei um email pra coordenação de pós-graduação da minha universidade explicando a situação e anexei um print screen dos meus resultados. Perguntei se minha nota era o suficiente, porque eu tirei um total maior, fui mó bem nas outras seções e tirei só um ponto a menos em uma delas. No final das contas deu tudo certo, eles disseram que era o suficiente e me mandaram o aceite incondicional. Eu acabei marcando outro toefl de qualquer forma porque eles demoraram pra responder hehehehe Espero que tenha ajudado. Boa sorte :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bayard e Thaís. Muito obrigado!! Entrei em contato com eles, anexei o print e adivinhem: consegui minha unconditional offer!! =)
      Já submeti tudo pro Ciência Sem Fronteiras (só tava faltando o aceite mesmo) e agora é só esperar o resultado, nér? Valeu pela ajuda!!
      E você, Thaís? Também vai fazer um Full PhD?

      Excluir
    2. Sim! Vou fazer na University College London, mas tem um amigo meu que também está indo pra Reading pro doutorado agora no final do ano na área de botânica. O nome dele é Estevão, quem sabe vocês não se encontram lá hehehehe :)

      Excluir
    3. Legaaal!! Bom saber que vai ter gente conterrânea por perto.. :)
      Se vc não se importar, vc não poderia mandar o link do seu Facebook pro meu email, pra gente trocar uma ideia e tudo?
      Email oh: micaelmag@yahoo.com.br
      Vlw e boa sorte pra nós! o/

      Excluir
  28. Olá Bayard, primeiramente parabéns pelo post e por compartilhar suas experiências conosco.
    Estou aplicando para o doutorado pleno. Já possuo o projeto, orientador e inclusive já fui aceito pela universidade no exterior a qual realizei a aplicação.
    Realizei a inscrição online pelo site do programa e no momento tenho um número de processo informado pela Capes.
    A grande questão é: Quanto tempo demorou para o pessoal da Capes analisar a sua candidatura e dar a resposta positiva para a aplicação após vc ter recebido o número do seu processo?

    No meu caso enviei toda a documentação em 30 de maio de 2013. Me enviaram o número de processo somente em 29 de julho de 2013 e até o dia de hoje 11 de setembro de 2013 o parecer ainda é o mesmo (Situação: Processo aguardando parecer da CAPES. Aguarde comunicação da CAPES).

    Obrigado pelo help. :)
    Abcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Beleza, Jonatas!?

      Eu estou mais ou menos na mesma situação, soh que ontem a situação alterou pra Situação: Processo em fase de análise documental. E junto com isso, a CAPES me mandou um comunicado indeferindo a bolsa pq eu tinha me esquecido de um documento. Muita sacanagem neh? Aih eu mandei um email e eles me deram mais 24h pra submeter o documento que faltava. Jah submeti e agora voltei pra fila. Lah vamos nós outra vez!

      Isso pq a Universidade que eu estou querendo cursar jah está querendo que eu apareça para a matrícula semana que vem.

      Excluir
    2. Olá Daniel,

      O melhor é proceder como vc procedeu e submeter todos os documentos exigidos.
      Hoje sexta feira 13 de 2013 pela manhã recebi o parecer favorável da Capes para o meu processo.
      Neste caso a experiência que tive foi de muita ansiedade e expectativa durante todos estes dias de espera, que no entanto acabaram hoje. Portanto posso afirmar que se o candidato realiza a sua inscrição cumprindo os prazos e enviando todos os documentos solicitados, após um período de análise que é muito sofrido é claro, a bolsa será concedida se tudo estiver de acordo e certo.
      Basta manter o foco e trabalhar duro que vc também sairá vitorioso deste processo.
      Mas que foi duríssimo esperar por todos estes meses com expectativas e anseios sem ter como falar com alguém sobre, ah isto foi.

      Abcs. :)

      Excluir
    3. Valeu mano... vo ficar no aguardo.

      Abraço,

      Daniel

      Excluir
    4. Jonatas, obrigado por compartilhar as experiencias!
      As vezes, me falta tempo de responder, toda ajuda vem a calhar!
      Abraco

      Excluir
    5. Olá Pessoal, muito bom obter informações aqui!!
      Alguém que estava aguardando "parecer da CAPES", num momento anterior recebia a mensagem: processo em análise quanto ao mérito da proposta"?
      Submeti minha inscrição no final de abril para pos doutorado na França. Recebi minha confirmação de inscrição final de julho e até agora aguardando....Difícil administrar a ansiedade...
      Simone

      Excluir
    6. Olá Pessoal, muito bom obter informações aqui!!
      Alguém que estava aguardando "parecer da CAPES", num momento anterior recebia a mensagem: processo em análise quanto ao mérito da proposta"?
      Submeti minha inscrição no final de abril para pos doutorado na França. Recebi minha confirmação de inscrição final de julho e até agora aguardando....Difícil administrar a ansiedade...
      Simone

      Excluir
    7. Estou na mesma situação Simone...Algo já mudou em seu processo? oque veio depois dessa etapa...?

      Excluir
    8. Olá, só para ilustrar, meu processo de recebido passou para "em análise", depois "processo aceito", depois "proposta para análise de mérito", e agora "Processo aguardando parecer da CAPES. Aguarde comunicação da CAPES".... O de vcs foi assim também?

      Excluir
    9. O meu também, Gabriela. Estou exatamente na mesma situação que a sua.
      Quantos dias seu processo está nessa situação?

      Excluir
  29. Caro Bayard

    Excelentes posts, vou ler todos com cuidado. Eu no momento já concluí a minha inscrição pelo site do programa, enviei o projeto e tudo mais. Só me restou uma dúvida: o "número de processo" só é gerado se eu for aceito ou ele deveria ser gerado logo após a conclusão de minha inscrição? No momento não tenho nenhum número de processo e por isso estou inseguro se está tudo ok (traçando um paralelo com os projetos enviados pelo SAGE da Fapesp).

    Um abraço

    Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo!

      O número do processo só é gerado após a aprovação da bolsa, e com esse número todo o andamento da bolsa é rastreado, até o final da sua duração.

      Quando você submete a aplicação, você recebe um número de protocolo, mas não é o número do processo.

      Fique tranquilo e boa sorte!

      Excluir
    2. Oi Bayard,

      Parabéns pela inciativa! Não deve ser fácil manter o blog com um doutorado.
      Será que isso do número do processo mudou? Não recebi nenhum email da capes, e só olhei o status 2x. Na primeira dizia que estava em análise de mérito. Ontem está em aguardando parecer da capes. Mas tenho um número de processo e quando entro naquele link para formulários eletrônicos aparece a opção de clicar no meu processo e aí aparece uma lista com pedido de pesquisa de campo, emissao de passagem, dados bancários. Fiquei me questionando se o processo andou e eu não fui notificada, se é normal ter acesso a esse link ou se estou apenas ansiosa. =) Ter um número de processo e acesso a essa parte significa alguma coisa ou não?

      Obrigada!!

      Excluir
  30. Gustavo.

    O número de processo só é gerado após a verificação da sua documentação pela equipe da Capes.

    abcss

    ResponderExcluir
  31. Oi Bayard,

    Estou com algumas dúvidas em relação a submissão da minha proposta de Doutorado pleno pelo CsF para a Universidade de Copenhagem na Dinamarca
    Primeiramente é a língua da proposta. No site do CsF está que a proposta deve ser em português, porém liguei no 0800 do CsF e me informaram que a proposta poderia ser em inglês. O problema é o seguinte: tive que ligar novamente para o 0800 para tirar outras duvidas e acabei perguntando novamente sobre a língua da proposta e me falaram que obrigatoriamente a mesma deveria ser em português. Um pouco confuso, não? Você tem alguma informação em relação a isso?
    Na verdade eu conheci meu orientador em um Congresso que participei na Alemanha e acabamos trocando contatos. Tenho conversado com ele desde então. Ainda não tenho o aceite da Universidade em si, somente dos orientadores. Eu ainda não submeti meus documentos para a Universidade porquê ainda não tenho teste de proficiência. Você sabe se o processo de aceite da Universidade é um processo demorado? Gostaria de ter essa informação para ver quando terei de marcar meu teste de proficiência. Você sabe se, geralmente os históricos escolares devem ser obrigatoriamente traduzidos por um tradutor juramentado? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael

      1) Língua da proposta:
      A partir da minha experiência, a proposta para o CsF deve ser em português.

      2) Aceite da universidade:

      Para obter o aceite da Uni, você precisará comprovar proficiência na língua requerida. Logo, sugiro que faça o teste de proficiência assim que possível - até porque o certificado oficial costuma demorar um pouco para chegar.

      Quanto tempo demora? Varia. No meu caso, fiz umas burradas mandando as referências que eles pediram e demorou exatos 3 meses, mas por culpa minha. Depois que eles receberam a última referência, demorou 15 dias.

      3) Traduções:
      Não precisa ser juramentado, mas o ideal é que seja feito por uma empresa/profissional e ele carimbe os documentos com uma identificação clara. Não vale traduzir em casa :)

      Good luck!

      Excluir
  32. Olá, eu tenho uma dúvida. Me inscrevi pra doutorado pleno no Canadá na semana passada, mas eu já me inscrevi com o aceite oficial da universidade. Estou esperando a resposta do CsF mas me falaram que demora de 90 a 120 dias. E o meu doutorado deve começar em janeiro!!! Vc acha que por esse fator eles podem acabar negando a bolsa? Ou que eu posso ter a resposta antes?

    Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Debora
      Desculpe a demora na resposta.

      Acredito que nao tenha problema - o resultado da minha aplicacao no CsF demorou 2 meses. Tua resposta pode vir antes de 4 meses, imagino.
      Ai, logo vem a carta com a confirmacao da bolsa e tu encaminha o resto.

      De qualquer forma, se chegar em meados de novembro e nao tiver nenhuma confirmacao da bolsa, manda um email para a tua universidade deixando eles a par da situacao, pois pode ser que eles adiem um pouco o inicio do teu doc, de acordo com o inicio da bolsa.

      Abraco e boa sorte

      Excluir
  33. Olá Bayard! Bem bacana seu blog, realístico! Diga-me, como vc incluíu as bench fees (se incluiu)? Direto no formulário somado a anuidade, ou anuidade no formulário e bench fees na projeto, ou ainda, os dois no projeto e o que no formulário? :)
    Gracias, Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gabriela
      Nao inclui bench fees, pois nao tinha previsao de nada que precisasse.
      Sorry :)

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Foi aprovado, foram 60d exatos! Enviei a documentação final para receber a Carta de Concessão.. :)

      Excluir
    3. Parabéns Gabriela!! Para que país vc aplicou?

      Fazem dois dias que estou com a mensagem: Processo aguardando parecer da CAPES. Demorou muito para passar dessa para a mensagem do deferimento?

      Excluir
    4. Oi Ciro, no dia seguinte à mudança para "aguardando mérito da Capes", recebi o Aviso de Concessão, dia 28/11. Aí já encaminhei a documentação no final de semana, e no dia 03/12, já veio a Termo de Compromisso para assinatura e envio digital e Correios... minha situação agora é: Processo aguardando implementação... :)

      Apliquei para Portugal, para um doc consorciado entre PT e ESP...com universidades portuguesas, galegas e centros de pesquisa espanhois...o Programa é originalmente da Espanha... E vc?

      Excluir
    5. Eu me inscrevi em 26/09/2013, daí em 08/11/2013 mudou para Processo em análise quanto ao mérito da proposta e aqui estou. Não tem um padrão.

      Excluir
    6. Olhe, eu, com o processo assim, fui anexando os documentos que iam chegando, tipo: certificação toefl, resultado do processo seletivo da Universidade, carta de boas vindas da Universidade, CV do co-orientador, etc...o que houvesse...isso facilita o trabalho do avaliador...Mas realmente, não tem um padrão, nem há como, já que cada caso é um caso... Sorte!

      Excluir
  34. Olá Bayard, parabéns pelo blog!
    Eu apliquei para o pós doutorado do CsF em 31 de maio de 2013, já no sistema de fluxo contínuo.
    No dia 28 de setembro expirou os 120 dias de espera e na plataforma de acompanhamento do processo consta "Aguardando parecer e comunicação da CAPES". Ja liguei para o 0800, mas o que me dizem é exatamente a mesma coisa, que eu tenho que aguardar. A situação é bem complexa, pois eu ja acertei tudo com o meu supervisor na Alemanha, mas para a cabeça de um alemão fica difícil explicar esta demora. Tenho que alugar a minha casa no Brasil, mas não posso fazer isso até que eu tenha o resultado em mãos. Se ao menos eu tivesse uma nova data para aguardar, sei lá, 31 de outubro, seria mais aliviador.
    Bom, escrevo para saber se tem pessoas na mesma situação, e se isso é "normal" dentre os candidadtos.
    Abs
    Jailson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jailson

      Bah, que demora no seu processo. Realmente, nao sei o que seria o prazo "normal".
      E sim, eh dificil explicar pro pessoal aqui, que as coisas se arrastam ai...
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá Pessoal submeti minha proposta em junho deste ano, minhas aulas no doutorado já começaram no dia 5 de outubro e ni site da capes o meu processo ainda se encontra em" Processo aceito, aguardando análise quanto ao mérito da proposta. Aguarde comunicação da CAPES.

      Excluir
  35. Olá Bayard,

    Fiz a inscrição no CsF dia 23 de setembro de 2013. Até então não tinha cronograma, como tem agora e eu ainda não havia recebido o aceite da universidade. Fiz o pedido no CsF para começar na universidade em fevereiro de 2014. Recebi o Offer Letter da universidade ontem, com a data de início pra janeiro, mas acho que foi problema na universidade, acho que tem como mudar para fevereiro para ficar certinho com o CsF. Bom, como houve essa mudança no CsF, e agora eles colocaram cronogramas e tudo mais, tenho a impressão de que meu processo está "largado". Daí tô com medo de não dar tempo de ir em fevereiro. Ligo na CAPES e ninguém me dá informação e nem um parecer de como está meu processo, meu status ainda está "Inscrição confirmada pelo candidato. Aguarde comunicação da CAPES.". E agora? Peço para alterar a offer letter para fevereiro? Pra março? Abril? Eu preciso dar um parecer para universidade e eu preciso de um parecer do CsF, como faz? O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Roberto

      "como faz?" boa pergunta. Relamente, o pessoal do CsF estah um pouco atrapalhado.

      1) A tua bolsa eh via CNPq ou CAPES?
      Voce consegue acessar a plataforma Carlos Chagas e ver lah o seu processo?
      Ou ainda eh pelo site do CsF?

      Conforme o cronograma do CsF, qual a data de inicio da bolsa?

      Um abraco
      Bayard

      Excluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Olá Bayard,

    Parabéns pelo blog. Informações sobre o CsF ainda são raras, dado que o programa ainda é relativamente recente. Estou no processo, consegui encontrar um orientador, porém estou com dúvidas em relação ao plano de trabalho. Fiz meu mestrado no exterior, e realmente não sei o que a Capes/CNPQ esperam em relação a esse plano de trabalho/projeto de pesquisa.

    Você teria alguma dica especial para o processo de escrita desse plano? Já sei os tópicos que devo cobrir, mas alguns temas como metodologia e cronograma estão bem complicados. Não sei o grau de detalhe que devo entrar.

    Você chegou a ver algum exemplo para se basear? Estou perdido nesse processo, uma vez que o plano de trabalho para a universidade na Austrália que estou aplicando com certeza será diferente no sentido do nível de profundidade das informações que devo oferecer.

    Alguém aí na mesma fase do processo passando problemas parecidos? Planos de trabalho de doutorado no Brasil não seguem padrão algum, mesmo se tratando de universidades públicas.

    Mais uma vez parabéns e obrigado pelas informações providas.

    Abraço,

    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lucas

      Voce pode me mandar um e-mail, ai posso te mostrar o plano que submeti, para teres uma ideia.

      Abraco

      Excluir
    2. Olá Bayard,

      Muito obrigado pela prestatividade. Meu email é lucascalais@gmail.com.

      Abraço.

      Excluir
    3. Olá Bayard, estou na mesma situação do Lucas. Será que você poderia me mandar o seu também? Todas as outras etapas estão ok. Só falta o bendito plano. Meu email é b.ramosbarboza@gmail.com
      Ah, e parabéns pelo blog, me ajudou muito.
      Abraço.

      Excluir
  38. Pessoal,

    Também submeti processo para Doutorado pleno e na situação do meu processo a seguinte mensagem apareceu neste semana "Processo aceito, aguardando análise quanto ao mérito da proposta. Aguarde comunicação da CAPES". Vocês acham que isso aumenta as chances? Já passei por alguma fase?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joilson tudo certo?

      Meu processo pulou essa semana de:
      "Processo aceito, aguardando análise quanto ao mérito da proposta" (ficou aproximadamente 25 dias)
      para
      "Processo aguardando parecer da CAPES."

      Acredito que a próxima mensagem que vou receber é quanto ao deferimento ou não da Bolsa... Qualquer novidade eu aviso aqui!

      Excluir
  39. Ola Bayard, estou com uma duvida o que voce acha, esta aberto vagas para Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche e Pós-Doutorado em projeto de Computação em Nuvem na União Europeia, estou muito interessado em um projeto em Dublin, ja morei la por um ano e meu ingles esta com um nivel bom, tenho graduacao em computacao mas nada alem , sem publicacoes etc..acha que tenho chance para esse processo que as inscricoes que encerram no dia 20 de dezembro agora? outra duvida seria, o supervisor ja tem esse projeto que desenvolvem nessa area em Dublin, eu teria que enviar um projeto para ele nesse campo de pesquisa?

    desde ja agradeco o apoio e parabens pelo blog, muito esclarecedor..deviam te pedir uma assessoria la no site do CsF porque la ta bem complicado :)... email gilberto0209@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Como vai Bayard.
    Muito tempo que nao passo aqui no blog. Hoje em dia creio que jah somos colegas de PhD, pelo menos no mesmo pais.
    Preciso de uma ajuda. Voce chegou a fazer seguro de saude aqui, ou bastou apresentar algum outro documento para que a CAPES aceitasse a comprovacao de Seguro de Saude. Porque sei que aqui na UK, o acesso ao NHS eh gratuito, mas eles nao me emitiram nenhum documento quando fiz o registro.

    Aguardo seu contato.

    Grande abraco,

    Daniel Doro

    ResponderExcluir
  41. Olá meu projeto de Doutorado foi Indeferido pelo CNPq, mas já fiz a solicitação do Recurso. Queria saber se alguém aqui já foi INDEFERIDO fez o pedido de recurso e Ganhou, queria saber se o CNPq DEFEREFE estes tipos de solicitações...

    Outra dúvida é, pelo CSF (Capes) meu projeto está assim "Processo aceito, aguardando análise quanto ao mérito da proposta. Aguarde comunicação da CAPES". Queria saber se este Status garante a definição de uma bolsa de doc pleno...

    Fico no aguardo de alguma resposta e quem poder me esclarecer já fico agradecido.

    ResponderExcluir
  42. Pessoal, saiu meu resultado não oficial do IELTS (via website), será que posso usar ele para iniciar minha inscrição ou devo esperar o documento oficial? Abraço

    ResponderExcluir
  43. Bayard, primeiro cara desde outubro acompanho seu blog e as informações aqui postadas foram cruciais para o meu processo, hoje recebi a carta da capes confirmando minha bolsa, eu gostaria mesmo de agradecer vc e a todos que aqui postaram informações!!!! Pessoal que já estão cursando o doutorado, como funciona a taxa bancada tem valores específicos da capes ou a universidade já inclui esse valor nas fee?

    obrigado Bayard e pessoal!!!

    ResponderExcluir
  44. Olá Bayard! Adorei seu blog.
    Estou começando a me inscrever para doutorado pleno na Bélgica, no entanto estou com dificuldades para escrever o plano de trabalho. Gostaria de ver algum pronto para poder ter uma ideia de como estruturar e o quanto devo me aprofundar em cada tópico.
    Você poderia me mandar o seu ? Meu email:brunawild@yahoo.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna se vc tem algum exemplo do projeto, pode me encaminhar? Obrigada!!
      jordanacolman@gmail.com

      Excluir
  45. Bom dia pessoal, tudo bem?
    Estou tentando meu doutorado na Itália e também estou com dificuldades para realizar o plano de estudos.
    Alguém pode me enviar.
    Meu e-mail é carolronchini@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caca!!
      Alguem enviou pra vc?
      Poderia encaminhar pra mim?
      jordanacolman@gmail.com

      Obrigada

      Excluir
  46. olá, parabéns pelo blog!
    nao encontrei informaçao se o auxilio para bolsa de doutorado pleno no exterior inclui o pagamento do curso. vc pode me ajudar? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Miriam
      Sim, o auxilio inclui as tuition fees, que sao as tax as escolares do cursor.
      Elas sao pagas diretamente para a universidade.
      Good luck!

      Excluir
  47. Olá, Bayard! Parabéns e obrigada por compartilhar dicas e respostas!! Gostaria de fazer um doutorado full fora do país em um país de lingua inglesa. UK me parece menos complicado de conseguir uma vaga. Enfim, eu sou graduada em Administração e mestre em Engenharia de Produção. Pelo que li a Administração não está como área disponível para vagas via CsF, meu projeto seria ligado a Engenharia, porém gostaria de saber se haverá algum problema em me aceitarem por causa da minha graduação em Administração, ou se apenas consideraram meu mestrado em Engenharia de Produção. Sabe?
    Minha intenção é retornar ao Brasil e tentar um concurso para professor de universidade federal, o doutorado pleno fora, é aceito pela bancas no Brasil como título de doutorado??
    Última dúvida, fiquei confusa.. para obter o Tier 4 necessário para o doutorado pleno no UK, diz no site (http://www.pearsonpte.com/TestMe/About/Pages/HowtousePTEAcademicwithUKBA.aspx) que deve-se ter mínimo de 36 no PTE Academic. Não seria necessário apenas a pontuação mínima exigida no TOEFL??? Tenho que fazer esse PTE Academis também??
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Priscila, ficou o registro acima de um blog antigo =/

      Excluir
    2. Ola Priscila!
      Em relacao ao seus cursos: nao sei te dizer. Estou por fora do CsF, mas acredito que desde que seu projeto seja consistente e seu background relacionado, ha chance.
      Sobre o PTE: nunca ouvi falar desde requisito. Quando fiz, o fundamental era o aceite da universidade e comprovacao de que teras a bolsa. Da uma olhada no site da UK Border Agency. Se nao esta lá, nao eh necessario.
      Sobre aceite do titulo no Brasil: que eu saiba, aceitam tranquilo, em especial de universidsdes do UK.

      Boa sorte!

      Excluir
  48. Olá, Bayard!
    Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar suas experiências!
    Sou mestranda e vou tentar o doutorado pleno nos EUA. Gostaria de saber como você abordou o professor do seu interesse. Sei que a situação está feia, no Brasil e no mundo, e por isso imagino que deva ser importante mencionar que você terá uma bolsa que cobrirá seus estudos no exterior. Você acha importante que isso seja abordado num primeiro email de contato com o professor? O que mais você acha que é importante nesse primeiro contato?

    Muito obrigada!
    Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina!
      Acredito que o importante nesse contato eh comentar seu interesse, se possivel, dizer qual a linha de pesquisa que te interessa e citar que tera a bolsa. Nada muito comprido, pode ser bem sucinta.
      Boa sorte!

      Excluir
  49. Olá Bayard!
    Gostaria de uma ajuda com uma dúvida. A universidade do UK te deu carta de aceite sem a tradução juramentada? Por que estou pensando em tentar na Austrália e a LAE (Latino Australia Education) me falou que a tradução de todos os documentos (Histórico e Diploma da Graduação e Mestrado) teria que ser juramentada. A questão é que estou sem bolsa e desempregada. Fui procurar saber o preço da tradução e um histórico de 1 página cobraram 110,00 reais o outro de 4 pg 290,00 o diploma 130 algo assim. É muito dinheiro para gastar somente para concorrer a vaga, fora que ainda tem que pagar pelo IETLS. Agradeço desde já a atenção dispensada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Camilla.
      Sim, aceitaram minhas traducoes sem ser juramentada - fiz a traducao com uma empresa, mas sem ser juramentada. No entanto, acho que isso pode mudar de universidade para universidade.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá Bayard!! Muito obrigada pelo retorno! Gostei bastante do seu blog e da forma com que passa as informações sobre todo o processo de doutorado. Estou torcendo pra tudo dar certo pra você! Obrigada por compartilhar sua experiencia as pessoas. Abraços

      Excluir
  50. Olá, Bayard! Muito obrigada pelas informações!
    Uma dúvida: o teste de proficiência pode ser o TOEFL ITP (aquele todo feito no papel)? Eu fiz o TOEFL Ibt, mas já passou a validade de 2 anos...

    ResponderExcluir
  51. Olá Amigo!!
    Adorei seu post, super informativo e bem humorado!!
    Tenho algumas perguntas...
    A bolsa que o Csf paga, dá pra se manter tranquilo ai na Escócia?
    Para doutorado sanduíche, segue a mesma receita? rsrsr
    Vc poderia me encaminhar seu projeto de pesquisa? Não consigo encontrar nenhum modelo... Pois gostaria de saber o quão resumido deve ser...
    Obrigada e boa sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jordana
      Sim, a bolsa deve dar tranquilo para viver la - talvez em Edimburgo o custo de vida seja mais alto que o resto da Escocia, mas nao deve ser nenhum problema.
      Sobre o sanduiche, acho que o processo eh bem diferente, pois envolve a cooperacao entre a universidade do Brasil e a do exterior, entao nao posso te dizer :/
      Em relacao ao projeto, me mande um mail em bayard.bmorales@gmail.com.

      Abraco e boa sorte!

      Excluir
  52. Olá Bayard. Parabéns pelo Blog. Bem, eu tenho dúvidas quanto as tais cartas de recomendação. Considerando que eu não tenho contato com professores no exterior, que peso tem as cartas de professores das universidades daqui? Sendo ou não daqui do Brasil, isso faz muita diferença no processo de seleção?

    Obrigada por me responder desde já. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana
      As cartas de recomendacao devem virde professores ou profissionais que trabalharam ou tiveram contato direto contigo.
      O teu caso foi o mesmo que o meu - minhas cartas vieram de professores no Brasil.
      Acredito que nao seja o fator mais importante, acho que o projeto eh mais relevante, mas eh so minha impressao.
      Boa sorte e abraco!

      Excluir
  53. oi bayard, td bem?
    meu curriculo nao tem mt coisa relevante, mas vou tentar publicar algo agora pra 2.2014 pra me submeter ao processo do inicio do ano que vem. queria saber o seguinte: de todos os itens que devemos submeter, qual o mais relevante na sua opiniao? o projeto? ou o lattes pesa bastante tbm? sei la, tenho a leve impressao que so lattes turbinados passam na peneira haha

    o que vc me diz? uma outra coisa: nao irei pelo CSF. até qts pedidos podemos fazer pela capes ou cnpq? sabe?

    abs e td de bom!

    ResponderExcluir
  54. Oi, me diz uma coisa: na inscrição já tem que estar formado né ?! Eu queria me inscrever ainda na graduação, para assim que formar ir pra lá..

    ResponderExcluir
  55. Olá, gostaria de tirar uma dúvida com relação ao momento em que o certificado de proficiência na língua estrangeira deve ser apresentado. Li aqui no seu blog e no regulamento do doutorado pleno pelo CsF que seria apenas após o resultado final da bolsa. Mas no formulário de inscrição consta um campo para anexar o certificado de proficiência. Liguei no 0800 e me informaram que é um dos requisitos da inscrição. Aí fiquei na dúvida. Como foi no seu caso? Abraços.

    ResponderExcluir
  56. Olá,

    Poderia me informar mais ou menos quanto foi gasto no processo, com documentação e etc?

    Obrigada

    Laryssa LIma

    ResponderExcluir
  57. Olá,

    Poderia me informar mais ou menos quanto foi gasto no processo, com documentação e etc?
    Outra coisa, li que depois que finaliza seu doutorado você tem até 30 dias para voltar ao Brasil, se não você pode ter que arcar com todas as despesas do seu doutorado. Acho que isso é um ponto negativo. No meu caso gostaria de ir pra fazer o doutorado e ficar por lá. E vc?

    Obrigada

    Laryssa LIma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa
      Pois pode-se esperar gastar pelo menos uns R$ 1000 com todo o processo.
      Agora ja nao sei como estao os valores, mas o mais caro eh o visto.

      E em relacao ao retorno ao Brasil: sim, essa eh uma condicao do contrato, nao tem muito o que fazer nao...

      Boa sorte!

      Excluir
  58. Ola! Parabens pela iniciativa!!
    Bom, eu acabo de regressar da Australia pela graduação sanduiche do CSF. E ja estou planejando fazer o doutorado tbm pelo CSf.
    vc conhece ou tem informacoes sobre alguem que saiu direto da graduação para o doutorado?!
    tu crê que é muito cedo pra procurar um orientador e elaborar um projeto visto que eu gradurei no fim deste ano!?????
    Apesar da experiencia no exteiror estou confusa no fato de como encontrar um orientador! Poderia me dar uma dica???!
    grata!!!!

    ResponderExcluir
  59. Oi Elaine, tudo ok?

    Sim ,tem bastante gente que vai direto da graduacao para PhD - inclusive, eu dividi casa com uma menina que fez graduacao sanduiche aqui no UK, e agora esta na Italia, doutorado via CsF.

    Quando mais cedo comecares, melhor. claro que, tens que ver as datas de submissao, mas se consegue ir vendo desde agora, muito melhor. assim, pode fazer tudo sem pressa. mas nao precisa sair escrevendo nada agora.

    para procurar projetos, sugiro que des uma olhada nesse post aqui
    http://blogdobayard.blogspot.co.uk/2013/03/ciencias-sem-fronteiras-roteiro-pro_10.html#more

    boa sorte!

    ResponderExcluir
  60. Oi Bayard,

    Parabéns pela inciativa! Não deve ser fácil manter o blog com um doutorado.
    Será que isso do "número do processo" mudou? Respondi no tópico em que algum colega fala disso em 2013, mas não sei se você vai ver essa resposta então repito aqui a dúvida como comentário:
    Não recebi nenhum email da capes, e só olhei o status 2x. Na primeira dizia que estava em análise de mérito. Ontem está em aguardando parecer da capes. Mas tenho um número de processo e quando entro naquele link para formulários eletrônicos aparece a opção de clicar no meu processo e aí aparece uma lista com pedido de pesquisa de campo, emissao de passagem, dados bancários. Fiquei me questionando se o processo andou e eu não fui notificada, se é normal ter acesso a esse link ou se estou apenas ansiosa. =) Ter um número de processo e acesso a essa parte significa alguma coisa ou não?

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena!
      Talvez ja tenhas a resposta do teu processo agora, mas ter o numero do processo significa somente que esta em analise.
      Boa sorte!

      Excluir
  61. Oi Bayard!!! Parabens pelo blog!! Adoro suas dicas!

    Gostaria de saber se vc conhece alguem q foi aceito para University College London? Eu fiz a aplicacao para essa uni, mas fiquei com medo da capes n aceitar depois que vi os valores requeridos na carta de aceite provisoria da uni!!! Sera q eles negociam? Ja ouviu falar de alguem q a capes n aprovou pq era mto caro? Obrigada pelas informacoes!! ^^

    ResponderExcluir
  62. Olá Bayard, obrigado pelas informações.

    Você conhece ou conheceu alguem que fez o processo de doutorado pleno no canada pelo fluxo continuo, aquele que pode-se fazer durante todo o ano. Nesse tipo de doutorado não precisa de carta de aceite.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir