Like it

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ciência sem fronteiras - roteiro para o doutorado pleno - Final!

Agora que você já tem bolsa, proficiência e aceite da universidade, só falta o visto!

Don't worry, be happy! Você já possui o que o Reino Unido mais deseja: grana para pagar as tuition fees!
Não tem mistério. Se você tem funding, as portas do UK estão abertas!

Informações rápidas:
  • O tipo do visto é Tier 4 (General) PBS.
    • ATENÇÃO! Esse tipo de visto é para o doutorado pleno - para outras modalidades, não posso confirmar.
  • O custo é aproximadamente 289 libras (valor de 2012)
    • O pagamento do valor é via cartão de crédito ou PayPal (PayPal salvou minha vida, nesse caso!).

O pedido do visto é feito através do UK Border Agency (http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/). Após preencher os formulários, você irá marcar a entrega dos documentos e seu cadastro biométrico, que são feitos por uma empresa terceirizada (WorldBridge - http://www.visainfoservices.com/).

Documentos que vamos precisar:
  • Passaporte
  • Certificate of Acceptance (CAS)
  • Duas fotos 3.5 x 4.5 cm
  • Carta do CNPq/Capes comprovando a bolsa
  • Certificado de proficiência em inglês
  • Documentos traduzidos:
    • Diploma do seu grau mais elevado (mestrado ou graduação)
Eu sugiro levar cópia (simples, nada de cartório na jogada) de todos os documentos. Agora não lembro exatamente se necessitava, mas vai que...

Aplicando para o visto:


O processo se inicia no UK Border Agency (http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/).
É tudo bem simples, sem mistério, nada de perguntas absurdas. Reserve uns 30 minutos pra fazer isso e está feito!
Na apresentação abaixo, tem as telas dos formulários que você vai preencher.


Depois de preencher tudo, você irá marcar uma data para entrega de documentos e cadastro biométrico.
  • Para mim, não houve entrevista. Na época, eu achava que tinha alguma entrevista. No próprio site do CsF, havia algo indicando que havia. Não houve.
Os sedes da empresa WorldBridge são no Rio, São Paulo e Brasília.

No dia, sem mistério: te chamam, tu entrega documentos, cadastra as digitais e tchau.
  • A WorldBridge oferece um serviço de priorização no processamento do visto. Custa em torno de R$ 300,00. Eu utilizei o serviço, pois estava muito em cima do prazo (minha data para iniciar o doutorado estava para 12/11, faltavam só duas semanas).
Entreguei os documentos no dia 22/10/12. Dia 24/10, chega o seguinte e-mail: "our visa has been issued"!
Recebi meu passaporte na sexta-feira, 26/10.

Acaba aí a novela, galera!

Depois disso, comprei as passagens (sim, só comprei faltando duas semanas, eu estava com medinho do visto...) e era isso, cá estou!

Espero que essa série de posts possa encorajar e ajudar você para vir fazer doutorado aqui no UK.
Tem sido uma experiência muito boa que, no início de 2012, eu achava impossível.

Seguirei postando dicas pra quem vem pro UK!

Boa sorte pra vocês e um abraço!

26 comentários:

  1. excelente!!

    parabens pela conquista.

    Aprendi muito com tudo o que escrevestes.

    Estarei aplicando para doc pleno nos EUA.

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas informações, Bayard! Estou no meio do processo da inscrição para o doutorado pleno também no UK e estava com dúvida se eu podia tirar o visto agora (já tenho aceite da universidade mas ainda não apliquei no CsF) ou só quando eu recebesse a resposta do CsF. O problema é que a resposta do CsF só deve vir em setembro e a universidade começa em outubro, daí tava preocupada com o tempo para tirar o visto... Mas parece que dá pra fazer rápido se pagar essa taxa a mais, né? Bom, é isso aí... se tiver mais dúvidas virei te perguntar :) Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais!
    Segundo o site do Border Agency do UK, deves esperar sair a confirmacao da tua bolsa pra fazer o visto, pois precisa dessa confirmacao (uma carta do CNPq ou CAPES, em ingles, com o valor da tua bolsa e garantia de pagamento das tuiton fees).

    Da uma olhada nesse link aqui:
    http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/visas-immigration/studying/adult-students/evidence/money/

    De qualquer forma, o processo do visto deve ser rapido (meu caso, 1 semana tava o visto pronto e entregue em casa).

    Se tiver algum atraso no CsF, manda um mail pra Universidade pedindo para adiar um pouco o inicio do doc. Eu tive que fazer isso - minha offer era pra setembro e comecei somente em novembro.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bayard! Tudo bem? Sou eu de novo!

    Você não precisou de um ATAS certificate para pedir seu visto? Parece que eles pedem isso agora se você vai fazer pós-graduação em ciência e tecnologia na inglaterra pra provar que você não está construindo armas químicas ou biológicas(?!?!) e você precisa indicar duas referências. Será que essas duas referências precisam ser acadêmicas? Você sabe algo sobre isso?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, precisei do ATAS tb!
      Sim, tem que prometer que vai ser bonzinho, nada de destruicao em massa e tal.

      Sobre as referencias:
      as minhas foram o meu ex-chefe (nao-academico) e meu ex-orientador.

      Consegue essas referencias?

      Excluir
    2. Ah sim, já pedi o ATAS! Por via das dúvidas, coloquei dois professores do meu departamento que me conhecem a mais tempo :) valeu!

      Excluir
    3. (porque eu ainda não tinha visto sua resposta aqui hehehe)

      Excluir
  5. Muito bom seu blog cara, parabéns.
    Eu estou trabalhando no meu projeto. Já tenho email do orientador confirmando o interesse na pesquisa e a universidade já está conveniada no café, inclusive tenho um conhecido fazendo pós doc por lá.
    Minha única apreensão é sobre o julgamento dos consultores, será que meu projeto vai ser prioritário ? A área , engenharia ferroviária, está em franco crescimento e não existem muitos grupos de pesquisa no Brasil, mas não sei avaliar bem a concorrência.
    Você tem uma idéia geral do número de inscritos x aprovados ?

    Outra coisa, você pode dar uma ideia de quanto esta gastando no dia a dia pra viver em libras.

    Abraço
    Raphael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Raphael

      Infelizmente, nao tenho ideia das estatisticas do programa.

      No entanto, imagino que sua area se enquadra do item "Engenharias e demais áreas tecnológicas" - que eh uma coisa muito geral.

      Te pergunto se teu projeto nao tem como ser enquadrado em mais de uma categoria (como Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva), por exemplo.

      Em relacao aos gastos, a bolsa atualmente eh 1300 libras, o que dah e sobre, mas depende do estilo de vida e da cidade que tu vai morar.

      Vou escrever um post sobre os custos com mais detalhes - tem mais gente apreensiva com isso.

      Mas no geral, dah e sobra. 1300 parece pouco, mas na real eh tranquilo.

      Abraco!

      Excluir
  6. Minha pesquisa tem mais a ver com inovação, informática e novas tecnológicas.
    Eu fiz o.caminho inverso da maioria, eu comecei por uma universidade que já tinha convênio no csf e que tinha um conhecido fazendo pós doc. Apartir daí escolhi o orientador que era a pessoa que estava divulgando no BR a Universidade e olhei suas linhas de pesquisas pra montar minha proposta.
    Com isso já sabia que haveria interesse do professor e que seria mais fácil justificar a universidade já que eles tem muita publicação nessa linha de pesquisa.
    Não sei se englobar outros setores que há interesse em desenvolvimento pela capes ajuda, se for assim melhor ainda.

    Foda são esperar os entre 90.e 120 dias pela resposta do csf, se tivesse uma ideia aproximada das minhas chances ficava menos apreensivo.

    Também estou pedindo uma bolsa da universidade que paga 75% das taxas escolares, na minha proposta coloquei o custo total pois não tenho como garantir que vou receber essa bolsa. Acho que vou mandar um email pro csf perguntando como posso colocar essa bolsa em caso de aprovação, pelo menos assim diminuiria o custo do meu.projeto o que pode.contar na decisão.

    ResponderExcluir
  7. Olá Bayard! Parabéns pelo seu blog! Eu estou com bolsa da Capes aceita e esperando a carta de concessão. Vou para o UK em meio de setembro e meu curso começa dia 31/09. Bem, o que queria perguntar é se você precisou comprovar renda, além da carta de concessão da bolsa. Parece que no formulário TIER4 eles pedem 1600 libras para os dois primeiros meses, em detrimento de bolsa, e fiquei pensando se isso seria necessário mesmo. Você precisou? Outra dúvida: você conhece alguém que foi para UK e levou dependente? Eu vou com meu marido e está bem difícil achar informações corretas sobre visto de dependente, principalmente sobre quanta grana tem que provar na conta! Já liguei na Capes e obviamente não sabem informar! Vamos ver se conheço alguém que já passou pelo processo e não pode me ajudar! Abs, Camila.

    ResponderExcluir
  8. OI Camila, tudo ok?

    1) Não precisei comprovar nenhuma renda extra além da bolsa. Quando recebi minha carta de concessão, veio junto uma carta em inglês, que encaminhei para a universidade e para o visto. Relamente, não sei te informar nada sobre essa exigência de 1600 Libras.

    2) Não conheço ninguém que tenha levado dependente - acredito que tenha exigências extras de renda, mas (se não me engano) a bolsa também teria um aumento, pelo menos no CsF.

    Sugiro fortemente tu verificares a informação no site da UK Border Agency
    http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/visas-immigration/studying/adult-students/

    Outra sugestão é contatar o pessoal do Science Without Borders UK
    http://sciencewithoutborders.international.ac.uk/contact-us.aspx
    Eu falei com eles durante meu processo e foram bem úteis!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Oi Bayard.

    Enviei há pouco tempo minha inscrição para o CSF com toda a documentação e estou bastante ansioso. Espero que a resposta ainda venha esse ano, mas acho que não há muita esperança para isso (a bolsa é para AGO/2014).

    ResponderExcluir
  10. Ol'a Bayard,

    Eu estou com os dias contados para chegar a Universidade. Apliquei para o ATAS e ainda nao obtive resposta, eles pedem um prazo de 20 dias uteis para sair. O seu demorou tudo isso mesmo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!
      O meus ATAS demorou 21 dias corridos a partir da aplicacao.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada Bayard, estou no aguardo.
      19 dias.

      Abraços

      Excluir
  11. Oi Bayard, sou mais um candidato ao Doutorado com tudo em cima, só faltando o Visto o qual eu já pedi, paguei prioridade, etc. Estou na esperança de que seja como tu disseste: Agora que eu tenho quem pague as tuition fees tomara que seja fácil a liberação! Estou ansioso por conhecer minha Universidade como aluno e estudar lá. Serãlo três anos incríveis, tenho certeza. O que tu estudas aí e onde? Falou

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde,
    Eu passei para o doutorado pleno no CSF para a França e já enviei a documentação para a CAPES. O problema é que não recebi nenhuma confirmação de recebimento da documentação. Estou esperando a carta de concessão da bolsa para tentar o visto. Você sabe dizer quanto tempo demora para a gente receber essa carta de concessão? O ano letivo já começou lá na França, mas eu combinei com o orientador de chegar em janeiro.
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Bacana saber de tudo isso! Eu tava morrendo de medo achando que porecisava legal documento que mostrava situação de ficha criminal, sabe essas coisas e burocrcias do caramba? Dúvida: o CAS é só levar o numero? Porque a uni nunca me enviou nada! Sò o numero mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ana
      Bueno, essencialmente o CAS eh so esse numero mesmo, que vai precisares pro visto. Eu recebi o CAS com um documento falando Das condicoes de aceite, no entanto. Sugiro mandares um mail pra universidade perguntando se precisas apresentar algo junto com o CAS. Tens a acceptance letter?

      Excluir
  14. Oi Bayard, valeu pelas postagens bem esclarecedoras do blog!
    Cara, me tira uma dúvida, a sua Uni mandou email antes do Cnpq confirmando sua bolsa? Pergunto pq eu já recebi email da minha falando de bolsa (no caso a minha é Capes) e tudo o mais, mas a Capes até agora não mandou a bendita carta de concessão.
    C já ouviu falar se tem risco da uni aceitar e a Capes não querer pagar living e travel? :(
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosie
      Acho que a essa altura, tu já estas com Tudo resolvido, nas depois que Sai a bolsa, nao tem muito erro nao.
      Boa sorte!

      Excluir
  15. Oi Bayard. Minha dúvida é qto ao contato com o orientador. Devemos ser mais genéricos sobre a nossa proposta de pesquisa e ao longo do contato ir aprofundando o tema com o potencial orientador ou já devo apresentar uma proposta bem detalhada? Confesso que esta fase está me angustiando, visto que é muito difícil encontrar um grupo de pesquisa ou Professor que trabalhe com tema muito próximo ao que a gente quer. Como você equaciona isto? O que sugeres? Tenho a sensação de que precisamos ser cirúrgicos na abordagem, o que reduz drasticamente as opções. Se você puder me ajudar... Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!
      Depende. Tu estas propondo um projeto em uma linha de Pesquisa que teu orientador já trabalha? Se sim, acho que Deves ser Tao especifica quanto possivel. Mas vale conversar com o orientador antes, se possivel.
      Boa sorte

      Excluir
  16. E qual seria a pontuação exigida no IELTS para o conseguirmos o visto?

    ResponderExcluir