Bueno, vou tentar aqui passar minha experiência sobre como obtive minha bolsa de doutorado pleno no Ciência sem Fronteiras.
Que fique claro que seguir esse roteiro não é garantia - funcionou para mim, mas pode ser que você seja pé-frio, tem encosto, nasceu pra sofrer, sei lá.
Ok, então vamos lá, você decidiu que vai fazer doc fora. Muito bem, parabéns, o Governo brasileiro esta investindo um monte de grana, é uma boa hora pra pedir bolsas.
O que a minha experiência me mostrou o seguinte:
- Dá trabalho, mas, com um pouco de sorte, não é difícil;
- Não é difícil, mas se tu não fizer por ti, azar o teu;
- Se tu não perguntar, não tem como saber;
- Tem mais gente pra ajudar do que pra atrapalhar teu processo;
- Não é da noite pro dia fazer todo o processo.
Última coisa: se tu olhar esse processo e achar difícil, é porque provavelmente tu é um franguinho que cacareja à primeira dificuldade. Sério. Mas vai que tu te regenera? Acesse o link abaixo e vai pensar na vida...
http://inoveryourhead.net/maybe-you-should-just-stop-being-a-fucking-pussy/
(obrigado ao André Contini do blog 15 x 23 pelo link acima!)
Visão geral de como foi meu processo:
Esse processo acima não é exatamente o que está no site do Ciência Sem Fronteiras, pois meu processo foi um pouco "por vias tortas", mas tive sucesso.
Sugestão:
leia o que tem no site do CsF
http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/doutorado-pleno
Eu não fiz isso de início e passei mais trabalho por causa disso.
ANTES DE INICIAR O PROCESSO
Antes de botar o cavalinho na chuva, sugiro fazer o seguinte:
- Atualize seu currículo Lattes - coloque lá toda a informações de papers publicados, cursos, línguas, etc etc etc. Pode botar tudo que tu já fez na vida, no problem.
- Atualize seu CV (ou construa um, se ainda não tem) - a primeira coisa que o meu orientador me pediu foi um CV. Seja sintético. Pessoas que fazem coisas legais (como alguém que você gostaria que te orientasse) são MUITO ocupadas - eu, por exemplo, só estou escrevendo esse post porque estou escrevendo um paper digitando com os pés. Não precisa bancar o herói, ajude a pessoa que quer te conhecer a ter uma visão geral e clara do que tu faz profissionalmente. 2 a 3 páginas é bom. 10 páginas é ruim.
Moral: Currículo Lattes não é CV. CV não é currículo Lattes.
Próximo post:
como encontrar a pessoa amada (isto é, seu futuro orientador) em 3 dias.
Não percaaaam!
Meanwhile...
muito bom, cara! fazer doutorado (ainda) não está nos meus planos, mas já to me divertindo só de ler teu testemunho. :)
ResponderExcluirCara, quanto tempo demorou para tu receberes o primeiro retorno da CAPES ou CNPq depois da tua aplicação no site? Depois de upar todos os documentos e tal...
ResponderExcluirTawni, eu enviei os documentos (projeto, etc) dia 28 de junho e a aprovação saiu dia 04 de setembro.
ResponderExcluirDemorou, portanto, mais ou menos 2 meses.
Boa sorte!
Bayard, obrigado! Parabéns pelo blog e pelo nome também! Tri legal! Eu fiz minha candidatura pelo CsF e pelo edital regular do CNPq/CAPES, faz mais ou menos um mês, mas ainda não recebi informação alguma. Procuro por tudo quanto é canto pra descobrir esse prazo exato, mas parece que veria de 2 a 3 meses mesmo. Bom, o jeito é esperar, já tenho todos os documentos necessários, só estou a espera do diploma agora em janeiro e se tudo der certo estarei em Manchester abril do ano que vem! Obrigado novamente, tua experiência deu para dar uma acalmada na ansiedade.
ResponderExcluirBoa sorte! Manchester é uma cidade muito massa! Vai curtir certo!
ExcluirValeu, checo meu processo todo dia, e a informação tá: Inscrição confirmada pelo candidato. Aguarde comunicação da CAPES. Não tenho nem uma confirmação de inscrição homologada...Foi Assim contigo também? Veio o resultado direto?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir