Like it

sábado, 30 de março de 2013

Ciência sem Fronteiras - Roteiro para o doutorado pleno - Parte IV

E o que vamos fazer hoje, crianças??? Vamos enviar um projeto de doutorado ao Ciência sem Fronteiras!
Não tem muito mistério nisso, let´s go.

Documentos (em pdf) que vamos precisar:

  • Seu projeto de doutorado (duh!)
  • Seu histórico de mestrado (ou da sua graduação, caso não tenha mestrado)
  • Um currículo do seu orientador

Outras informações:

  • Neste ponto ainda não precisa o certificado de proficiência.
  • Peça para seu futuro orientador local e data de nascimento.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Ciência sem Fronteiras - Roteiro pro doutorado pleno - Parte III


Agora vamos falar sobre o projeto que você vai escrever pro Ciências sem Fronteiras.
Só pra lembrar: não posso garantir sucesso, mas o que fiz e funcionou esta abaixo.
Good luck, player!

Algumas informações rápidas:


  •  Você é responsável por TODO o processo (escrever, submeter, monitorar o andamento, etc.). Se você realmente leva a sério, não deixe na mão de ninguém. 
  • O projeto para o CsF pode ser escrito em português - são sei nem se aceitam em inglês (alguém pode me dar essa informação?). 
    • Se der pra escrever em inglês, é vantagem escrever em inglês, pois ai tu pode reaproveita-lo na aplicação pra universidade. 
  • O projeto e um documento entre seis e 10 paginas! Se tu não consegues ser sintético, dá um jeito de aprender - ou você pode matar as pessoas de tédio...
  • É mais fácil do que parece. Sério. Não seja perfeccionista - é um projeto de funding, você basicamente está passando o chapéu pra fazer o doc, não escrevendo a obra da sua vida. 

domingo, 10 de março de 2013

Ciência sem Fronteiras - Roteiro pro doutorado pleno - Parte II

O primeiro passo para mim foi encontrar um projeto que me interessasse. Se você está fazendo mestrado ou tem algum projeto em universidade, talvez seja natural a escolha de algo que dê sequência ao seu trabalho atual.
Eu estava trabalhando há 4 anos em uma empresa de consultoria em engenharia. Minha área era metalurgia e mineração, mas estava aceitando trabalhar em outra área, desde que pudesse aproveitar minhas habilidades. No final das contas, estou trabalhando com energias renováveis - uma área diferente, mas que tem me dado muita satisfação.

Como encontrar um projeto legal?


sábado, 9 de março de 2013

Ciência sem Fronteiras - Roteiro pro doutorado pleno - Parte I

(OK, isso é um post cheio de preliminares sobre como conseguir a bolsa. Se você acha que preliminares não servem pra nada, get lost...)

Bueno, vou tentar aqui passar minha experiência sobre como obtive minha bolsa de doutorado pleno no Ciência sem Fronteiras.

Que fique claro que seguir esse roteiro não é garantia - funcionou para mim, mas pode ser que você seja pé-frio, tem encosto, nasceu pra sofrer, sei lá.

Ok, então vamos lá, você decidiu que vai fazer doc fora. Muito bem, parabéns, o Governo brasileiro esta investindo um monte de grana, é uma boa hora pra pedir bolsas.