Like it

sábado, 20 de outubro de 2012

TOEFL - Parte I

Para quem deseja fazer doutorado pleno através do programa Ciências Sem Fronteiras, é obrigatório a realização de um teste que comprove um nível razoável na língua oficial da universidade escolhida. Cada universidade determina quais os que são aceitos por ela (não há regra universal).
O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) foi o teste que escolhi. O motivo para minha escolha é porque era o mais famoso, era aceito pela Cranfield University e o inglês cobrado é americano, com o qual tenho mais contato.
Eu já possuía um bom nível de inglês "empírico" - nunca tive estudo formal, mas contato com pessoas, livros, músicas, etc - quando precisei fazer a prova. Aí, não fui estudar fundamentos em um livro de gramática, fui sim estudar como é a prova. Isso foi um baita acerto. Alguns pontos de atenção:
Primeiro ponto: conheça a prova! O TOEFL é uma prova bastante peculiar, com características próprias. Quando eu estava buscando informações com amigos, ouvi desde "Muito difícil" até "Barbada". Obviamente, isso depende do nível de inglês do aluno, mas conhecer como é a prova, qual o tipo de questão é uma vantagem muito grande. Não dá pra se deixar surpreender pelo tipo de prova, isso é coisa de amador.
Segundo ponto: te puxa! Funciona assim: tu estuda, vai bem. Não estuda, pode até dar sorte, mas é coisa de idiota fazer "na sorte" uma prova que custa 200 USD.
Terceiro ponto: encontre um bom material. Um livro sobre a prova e um bom software com questões e simulados é indispensável. Minha recomendação é o "Complete Guide to the TOEFL test: iBT Edition", da Heinle. O livro é bom, mas o software é totalmente excelente. Dá pra achar por aí... Sabem o jeito, não? A versão que utilizei tinha 4 simulados que são muito parecidos com a prova real. Com certeza, há outros, mas esse aí é o ouro.

Minha preparação consistiu em 1 semana, aproximadamente 35 h de estudo, praticamente 100% do tempo em cima de questões típicas da prova e simulados. Funcionou. Não é nem uma barbada, nem impossível. Requer uma boa dose de esforço e concentração, mas isso se paga. Sem essa prova, bye bye doutorado fora.

Em breve, trago mais sobre a prova, a burocracia do TOEFL e como eles são pouco prestativos depois que tu fazes a prova... Cya!